// A MINHA HISTÓRIA
Chamo-me Ana Catarina Mamede e nasci em Peniche, em 1987. Cresci e tornei-me uma ávida leitora e escritora. Desde sempre curiosa.
Provavelmente por esse motivo, decidi fazer o Doutoramento em Biomedicina. Trabalhei durante vários anos em investigação básica e translacional na área da oncologia, bem como em comunicação de ciência.
Durante muito tempo, eu fui feliz. No entanto, ao longo dos anos, eu tinha deixado de escrever por prazer. Limitava-me a redigir textos técnicos e científicos. Artigos, relatórios e projetos. Calei parte de mim e, pouco a pouco, fiquei sem norte. Sem certezas. Cada vez mais consciente da mudança que se impunha. Por isso, em 2015 decidi deixar a bancada do laboratório e começar de novo. Deixei Coimbra, voltei para Peniche e, devagarinho, procurei reencontrar-me.
Em 2017, criei a Sardinha Pequenina e aprendi várias técnicas de impressão e personalização de brindes. Porém, dois anos mais tarde, devido à doença oncológica e consequente perda da minha mãe, eu sofri uma inesperada transformação. Voltei a escrever. Fiz da escrita terapia. E transformei o papel e a caneta em meus conselheiros. Durante o período de luto, foi na escrita que encontrei refúgio. Percebi, finalmente, que a escrita fazia bater aceleradamente o meu coração. E que não podia seguir caminho sem escrever. Foi assim que, em 2020, a Sardinha Pequenina ganhou a forma que hoje tem.
Durante o caminho, fiz muitos rascunhos de mim própria. Percebi que tudo o que sou e tudo o que sei fazer não cabe numa só caixa, previsivelmente rotulada e etiquetada. Fui feliz na ciência. Apaixonei-me pela escrita. E por isso entendi, finalmente, que só uma inesperada e apaixonante fusão entre duas áreas tão diferentes seria capaz de me fazer feliz.
Hoje trabalho como formadora e mediadora de escrita e o meu objetivo é incutir o gosto pela escrita em diversos públicos, promovendo a sua utilização como ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional. Através da escrita, pretendo apresentar e discutir temas complexos, incentivando a capacidade de narrar histórias. Já te disse que também adoro fazer cócegas nas ideias das pessoas?
Por isso, podes encontrar-me numa oficina de escrita criativa para séniores ou num curso dedicado à escrita reflexiva para doentes oncológicos, familiares e profissionais de saúde. Também posso estar numa escola, a demonstrar que é possível incentivar a escrita enquanto se discutem mitocôndrias, ou numa rua, com um grupo de pessoas curiosas, a escrever sobre janelas, flores e gatos vadios.
// BOA COMPANHIA, BOA HISTÓRIA
Da equipa, e da minha história, faz parte o Emanuel Santos. Nascido em Peniche, em 1986, desde sempre gostou de desporto. Licenciou-se em Ciências do Desporto, tendo trabalhado durante vários anos no setor da Educação, bem como em outras áreas.
Namorados desde 2005, não podíamos imaginar que um dia trabalharíamos juntos. No entanto, devíamos ter suspeitado, uma vez que o Emanuel foi sempre meu cúmplice em todas as aventuras. Foi com ele que decidi voltar para Peniche. E foi também com ele que decidi empreender. Juntos, criámos um pequeno negócio local em Peniche, a "3P", e sonhámos a Sardinha Pequenina.
// A EMPRESA
A Sardinha Pequenina, marca registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, iniciou a sua atividade comercial em 2017. Em 2022, a marca passou a integrar a Mamede & Santos, Lda., empresa sediada em Peniche e fundada por Ana Catarina Mamede e Emanuel Santos.
// O QUE NOS DISTINGUE
São as palavras que nos distinguem, impressas com cuidado e carinho em todos os produtos que comercializamos. Para além disso, somos diferentes porque:
// IMPRENSA
Edição 32 (Nov/Dez 2021)